Diferenças entre as Tesouras de Corte mais usadas

A tesoura de corte é sem dúvida a ferramenta de trabalho mais antiga da profissão de cabeleireiro, e ainda a mais usada no salão de beleza. Porém, é importante saber qual é a certa para o tipo de cabelo e corte que o seu cliente quer.
“Uma dica é ficar atento ao tamanho. As tesouras maiores servem para definir o comprimento, enquanto as menores são próprias para estilizar os fios e cortar franjas”.

Veja abaixo a explicação sobre os principais modelos de tesouras:

Fio laser
Para um corte extremamente preciso, a tesoura fio laser é a mais indicada. Esse tipo de instrumento apresenta microsserrilha em uma ou nas duas lâminas, o que prende a mecha e impede que ela escorregue. Por isso, é ótima para cortes retos e feitos com a técnica do pente livre, como o channel.

Fio navalha
As lâminas dessa tesoura funcionam como duas navalhas, por isso se caracteriza por ser muito mais afiada do que as outras. Ela é ideal para desfiar os cabelos e fazer repicados com pontas assimétricas. Se o objetivo é estilizar cortes retos, melhor não usá-la.

Fio desbaste
Também conhecida como dentada, essa tesoura é perfeita para diminuir o volume dos fios cacheados e fazer acabamentos. Os dentes permitem cortar os fios de forma que eles fiquem mais distribuídos. Geralmente, em cortes masculinos usa a desbaste com mais dentes e com menos para femininos.