Unhas no Salão? Só com o seu Kit Manicure

Sabe aquele ditado popular, “não dou, não troco e não empresto” Pois é, assim é o KIT MANICURE, “pessoal e intransferível”. Hoje vamos mostrar o que devemos fazer para evitar que sejamos contaminadas por doenças transmitidas através de material utilizado para fazer as unhas.

Só para vocês terem uma ideia… alicates, lixas de unhas e pés, espátulas, palitos e até mesmo as bacias onde se colocam os pés para amolecer as cutículas podem ser fontes de contágio de doenças transmitidas através de vírus, bactérias e fungos.

Um alicate que não foi esterilizado de maneira correta pode transmitir os vírus da hepatite B e C, vírus do HIV (AIDS) e ainda as temidas micoses que podem levar a perda das unhas abaixo listo alguns dos riscos:

1. Micose de unha ou de pele. É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína presente na unha e na pele. Quando uma pessoa com micose usa lixa, espátula, alicate ou outro material de manicure, deixa fungos no instrumento. Se outra pessoa usar o objeto contaminado, entra em contato direto com os fungos e pega a infecção. O tratamento à base de antifúngicos de uso local ou por via oral costuma ser longo. No caso da micose de unhas, pode se estender por meses. Melhor evitar.

2. Olho de peixe. É uma verruga causada por vírus. Por estar na sola do pé, fica achatada e parecida com um olho de peixe, daí o apelido. Assim como os fungos, os vírus causadores de verruga também podem se instalar em alicates, lixas de unha ou lixas de pés. Este tratamento também pode ser demorado, levando dois a três meses.

3. Doenças virais. É o caso de hepatite B ou C são doenças graves: causam falência do fígado, cirrose e predispõem a câncer de fígado. A principal forma de contágio é o contato sexual, mas também se contrai o vírus pelo contato com sangue contaminado, que pode estar presente num aparentemente inofensivo alicate de manicure. O vírus de hepatite B, por exemplo, sobrevive por até uma semana fora do organismo humano. Portanto, é possível haver vírus ativo em um alicate para cutículas. O risco é sério.

Uma dica muito importante é que tenhamos nosso próprio KIT MANICURE, contendo alicate, palito, lixa, espátula e o que for necessário para nossa higiene e segurança ao fazer as unhas. Os esmaltes também são de uso pessoal, pois saibam que a química presentes neles não são capazes de matar fungos ou bactérias e acabam transmitindo doenças.

Agora se vocês ainda não tem seu kit e precisa usar o material do salão fiquem bem atentas:

  • A lixa e o palito devem ser jogados fora após o uso.
  • Verifique se os alicates, tesouras e instrumentos metálicos são esterilizados para cada cliente.
  • Quando o salão utilizar bacias de água para amolecer as cutículas, peça para que o recipiente seja forrado com sacos plásticos descartáveis.

Agora pra ficar livre dessas preocupações que tal montar o kit manicure?