Unhas Saudáveis e Fortes

Unhas Saudáveis e Fortes precisa de uma boa rotina e alimentação

A saúde das unhas está diretamente ligada à forma como nos alimentamos. Unhas fortes e saudáveis podem ser um desafio para quem possui uma alimentação desequilibrada. Importante dizer que dietas muito restritivas contribuem para que as unhas fiquem fracas e quebradiças, pois nosso organismo sofre com a falta de nutrientes e os primeiros sinais de alerta costumam aparecer nas unhas, pele e cabelos pois não adianta esmaltar com um esmalte lindo se as unhas não estão bem cuidadas. Por isso vamos dar algumas dicas para você cuidar das suas unhas como elas merecem. Veja algumas manifestações que podem indicar deficiências nutricionais na alimentação:

  • Listras nas unhas: falta de vitaminas do complexo B (Ex.: ovos, carnes e leite);
  • Unhas secas e quebradiças: falta de cálcio (Ex.: leites e derivados, peixes, vegetais verde-escuros) e vitamina A (Ex.: fígado, ovos, cenoura, tomate, abóbora, manga, caju, mamão);
  • Unhas acinzentadas e em descamação: falta de zinco (Ex.: nozes, frutos do mar, carne vermelha, aves, feijões, cereais integrais);

Nossas unhas são compostas por uma alta quantidade de matriz proteica, em combinação com a queratina presente na epiderme, fosfolipídeos e água. Para que elas sejam fortes e bonitas é necessário investir em alimentos que contenham biotina, uma vitamina encontrada em peixes, gema de ovo, grãos integrais, carnes (fígado de frango e bovino) e levedo de cerveja. Além disso, para manutenção da integridade da unhas é importante consumir alimentos fonte de selênio (castanhas, salmão, arroz integral), silício (aveia, cevada, trigo) e ferro (vegetais verde-escuros, carnes e ovos).

Quer dar um gás na produção de queratina? Aposte em alimentos ricos em vitamina A  e vitamina C (acerola, laranja, limão, morango, goiaba).

A proposta é ensinar como as unhas devem ser cuidadas para se manterem saudáveis e bonitas durante todo o ano como também uma boa hidratação:

  • Faça uma esfoliação com açúcar cristal e creme para remover as células mortas;
  • Ao retirar as cutículas sempre coloque as unhas de molho para que possa ser feita a remoção com cuidado sem cortes;
  • Depois de removida a cutícula use um creme hidratante para manter as unhas hidratadas e protegidas;
  • Antes do esmalte sempre use uma base fortalecedora para manter as unhas fortes e protegidas contra as agressões dos esmaltes e removedores.

Com as dicas acima você vai garantir unhas muito mais bonitas e saudáveis.